segunda-feira, 23 de novembro de 2009
DIA 25 DE NOVEMBRO – DIA DE MÃE MARGARIDA
Ao longo desta semana vamos falar de Margarida Oquiena, a mãe de Dom Bosco.
Mãe Margarida, assim era chamada por D. Bosco e pelos seus alunos, foi uma mãe que soube educar os seus filhos com muito amor, muita compreensão, mas com muita exigência.
Aqui fica um pouco da sua vida…
Margarida casou com Francisco Luís Bosco, que era viúvo do primeiro casamento.
Francisco Bosco morreu de doença súbita, aos 33 anos. Margarida tinha apenas 29 anos e ficou sozinha com três filhos para criar.
Pouco depois de ter ficado viúva, recebeu a proposta de um casamento com um homem rico, mas a condição era a de os seus filhos irem para um internato. Margarida recusou dizendo: “Deus deu-me três filhos para eu criar; seria uma mãe cruel se os abandonasse, justamente quando mais precisam de mim. Nunca os abandonarei, ainda que me ofereçam todo o ouro do mundo.”
No Verão de 1844, D. Bosco pediu a mãe Margarida que fosse para a escola dele em Turim pois os rapazes da sua escola, a maioria já sem pais, precisavam de uma mãe. E sobretudo D. Bosco precisava da sua mãe junto de si.
A resposta dela foi simples: “se tu vês que isto agrada ao Senhor, estou pronta a seguir-te”. E foi mesmo para junto do seu filho.
A vida na escola não foi fácil. Entre os rapazes havia de tudo: bons, menos bons e alguns muito difíceis, mas o amor que sentia por eles perdoava-lhes todos os disparates.
Quando mãe Margarida partiu para o céu não foi só D. Bosco que ficou órfão, mas também todos os jovens da sua escola: Margarida tinha sido para todos uma verdadeira e carinhosa mãe.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário